Quarta-feira | 23 de Maio

QUARTA, 23 DE MAIO
20H30

Representação de
“O Preço do Fato ”
de – Criação Colectiva do Grupo Pitabel
(Grupo Pitabel / Luanda)


A peça retrata a vida de Cristina, uma jovem de 20 anos, natural de Mbanza Congo (norte de Angola), que cresce em Luanda e que com o tempo vai perdendo os hábitos e costumes da sua tradição.  Consequentemente, coloca em causa o seu relacionamento com Luís.
O preço do fato procura responder a questões que parecem fáceis, mas que estão no centro de um conflito entre o antigo e o novo,  o tradicional e o moderno. Será que um fato pode ter como preço a vida de uma pessoa? Qual será, então, o preço do fato?


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenador: Adérito Rodrigues
Elenco: Adérito Rodrigues, Lopes Filho, Carla Rodrigues, Nelma Silva, Neide Pinto, Yuri Nunes.
Cenografia: Lopes Filho
Música: Teta Lando

O ENCENADOR
ADÉRITO RODRIGUES nasceu em Luanda, em 1974. Iniciou a sua carreira artística em 1986.   Tem uma vasta experiência como actor de teatro, televisão e cinema. Fez parte do elenco de várias novelas e de alguns filmes, entre os quais O Comba, Entre o Crime e a Paixão, Sede de Viver, Caminhos Cruzados, Encontros e Desencontros (televisão), Assaltos em Luanda, Crimes do Dia-a-dia, A  Encurralada e a Casa Assombrada (cinema).

Recebeu formação nas áreas da encenação, actuação, cenografia, pantomina, produção, tele – dramaturgia, artes circenses e dança, entre outras. 

 Dirige actualmente o Núcleo Pitabel, onde, além de director geral e artístico, é actor e o criador das inúmeras peças que o grupo tem apresentado.
 

O NÚCLEO
Fundado em Luanda, em 2001, no Colégio Pitabel, é formado por 15 actores de diferentes níveis de ensino. Tem como objectivo dinamizar a actividade artística em Angola, explorando  diferentes técnicas e vertentes teatrais. O  teatro comunitário é uma dessas vertentes, onde  são abordadas temáticas que concorrem  para um melhor desenvolvimento social.

O Núcleo procura desenvolver uma linha de trabalho expressionista e naturalista, cruzando técnicas de teatro moderno com o clássico. Foi por diversas vezes premiado, tendo recebido em 2006 o Prémio de Teatro Cidade de Luanda e o  prémio  pelo melhor texto nas edições de 2008 e 2009 deste concurso. 

Em 2010 foi agraciado com o  Prémio Nacional de Cultura e Artes,  na disciplina de Teatro.
Pensar e Falar Angola

17 de Maio 18 de Maio 19 de Maio 20 de Maio 21 de Maio 22 de Maio 23 de Maio 24 de Maio 25 de Maio 26 de Maio 27 de Maio 28 de Maio 29 de Maio 30 de Maio 31 de Maio .






Sem comentários:

Enviar um comentário